Saltar para o conteúdo Passar para a navegação Passar para o rodapé

Pague com MB WAY30 dias satisfeito ou reembolsado

« O mastering é aprender a ouvir antes de agir » – Tales S2 Ep 4 Emilie Daelemans

Engenheira de mastering e música, Emilie Daelemans construiu o seu percurso pela prática e pela paciência. Entrou na música pela bateria, depois interessou-se pela criação do som, formou-se no contacto diário com os estúdios, nomeadamente nos Studios Ferber em Paris, antes de passar por Nova Iorque e montar o seu próprio negócio. Baterista e baixista, continua a tocar numa banda.

Neste episódio, ela fala sobre o que desencadeou a sua vocação, sobre os anos de assistência que, diz ela, lhe ensinaram o essencial da sua profissão, e sobre o que significa realmente masterizar um projecto. Fala-se sobretudo de escuta, do espaço dado ao analógico face ao digital, da legitimidade que se constrói lentamente, e da responsabilidade, técnica e artística, que se assume ao aplicar o toque final no trabalho dos outros.

Emilie Daelemans – Engenheira de mastering

Não cresci num ambiente muito musical. Os meus pais gostavam de música, mas não era uma paixão avassaladora. Não havia realmente prática musical à minha volta, nem discos constantemente, nem pessoas a tocar.

O clique aconteceu ao ver a minha irmã tocar guitarra no palco, numa escola de música. Foi aí que decidi que queria tocar bateria. Comecei a tocar e tive aulas durante sete anos. Foi a minha primeira verdadeira entrada na música, e nunca mais parei.

Sim. Bateria, também baixo. E continuo a tocar hoje. Sou música, tenho uma banda.

Bastante cedo, interessei-me pelo som em sentido amplo: a captação de som, a gravação, a forma como a música é feita. Gostava de mexer, gravar com amigos músicos, tentar perceber como funcionava.

Muito cedo soube que queria tentar trabalhar nesta área. Fazer algo relacionado com o som. Por isso optei por estudar engenharia de som logo após o secundário. Durante esses estudos, descobri o mastering, e gostei muito.

Sim, e continua a ser. Há muito poucas escolas, muito pouca transmissão directa. Poucos estúdios aceitam estagiários. É uma profissão que se aprende com dificuldade, muitas vezes pela experiência.

Depois dos meus estudos, fui assistente num estúdio parisiense, nos Studios Ferber, durante vários anos. Depois fui para Nova Iorque fazer um estágio de mastering de três meses. Depois voltei a Paris, onde comecei a fazer os meus próprios masterings.

Completamente. Ser assistente ensinou-me, diria, 80 a 85 % do que sei hoje para poder exercer esta profissão. Foi aí que aprendi a ouvir.

A escuta é algo que não se aprende nos livros. Demora tempo. Estar diariamente com engenheiros de som, observar, ouvir, comparar, compreender. É a única verdadeira escola, na minha opinião.

É um papel exigente. Exige muita rigorosidade. Os horários são complicados, o ritmo é intenso. Exigem-te muito tecnicamente, por vezes mais do que algumas pessoas imaginam.

É preciso responder a pedidos muito variados, por vezes urgentes, por vezes vagos. E ao mesmo tempo, é preciso conseguir aprender, ganhar distância, observar o que se passa à tua volta. Se fores assistente sem querer perceber, sem estar atento, não faz muito sentido.

Sim. Aprende-se precisão, paciência, responsabilidade. Aprende-se também a calar-se às vezes, a ouvir antes de agir. Tudo isso constrói uma base muito sólida.

Bastante cedo. Ainda no liceu, sabia que queria tentar trabalhar na música. Disse a mim mesma que se não tentasse, iria arrepender-me.

Sempre levei isso muito a sério, mesmo que fosse uma paixão. Nunca foi "só para me divertir". Havia sempre essa exigência pessoal.

Muita gente sabe que o mastering serve para homogeneizar um álbum, para o tornar difundível, para o tornar "mais forte". Mas não sabem realmente como funciona, que ferramentas são usadas, nem se há uma parte artística.

Eu definiria o mastering como a etapa final que permite finalizar a cor global de um projecto. Muitas vezes compara-se ao etalonamento em imagem, e acho a comparação bastante acertada. É o momento em que se aperfeiçoa, em que se dá o último verniz, o brilho final.

Não, de todo. A legitimidade é muito progressiva. Pessoalmente, não sei se houve um momento preciso. Demora tempo.

É preciso questionar-se muito, testar, tentar, errar. E depois, pouco a pouco, vê-se que o que se faz funciona, que as pessoas apreciam o trabalho, que tecnicamente aguenta. Começa-se então a confiar em si próprio.

Não existe um carimbo oficial que diga « tu és engenheira de mastering ». Ter o próprio estúdio, trabalhar regularmente, entregar projectos, tudo isso contribui para construir essa legitimidade. Como em muitas profissões, é preciso conseguir dizer-se, num dado momento, que o que se faz tem valor.

Trabalho com uma mistura dos dois. O digital evoluiu imenso. Os plugins tornaram-se muito eficazes, muito precisos, acessíveis. Permitem fazer coisas que o analógico nem sempre permite.

Mas continuo muito ligada ao analógico pela sensação. Pelo facto de não olhar, mas ouvir. Trabalho com o ecrã ao lado, para não ser guiada por gráficos ou números.

Penso sinceramente que a diferença não está tanto na ferramenta, mas na atenção dada à escuta.

Há uma responsabilidade artística e emocional. Os artistas vêm também por uma sensibilidade, não só por um padrão técnico.

É claro que é preciso respeitar o universo deles, a sua estética, mas penso que não se deve ter medo de propor. De dizer: « Aqui está uma versão mais audaciosa, e uma versão mais normatizada. » Depois, a escolha é deles.

Aprender o máximo possível, manter a curiosidade, fazer perguntas, estar aberto. E aguentar. É um caminho longo, por vezes difícil, mas vale a pena.

Já tive a sorte de trabalhar em álbuns de artistas que gostava muito. Mas gostava muito de trabalhar com Andy Shauf. Ou com Cate Le Bon também.

Sem hesitar, no meio da montanha. Numa cabana, em calma. Os Alpes servem-me muito bem.

Artigo anterior Artigo seguinte