Saltar para o conteúdo Passar para a navegação Passar para o rodapé

Pague com MB WAY30 dias satisfeito ou reembolsado

Entrevista a Clémence Ducreux, compositora de cinema – TALES ep.2 S2

Compositora de música para imagem, Clémence Ducreux construiu o seu percurso à margem dos caminhos clássicos. Pianista de ouvido mais do que de partitura, passou por uma escola de engenharia de som, o ISTS, antes de ingressar no Berklee College of Music, em Boston, onde se formou em composição para cinema e videojogos. A ela se deve, entre outros trabalhos, a música da série Enjoy e das longas-metragens Des jours meilleurs e Classe moyenne. Alimentada desde cedo pelo minimalismo de Philip Glass e John Adams, desenvolveu uma escrita feita de motivos repetitivos, de texturas e de evoluções lentas, onde a nuance conta tanto quanto a melodia.

Neste episódio de Tales, Clémence recorda as suas primeiras memórias musicais, um percurso que descreve como uma subida «em escada», e essa fascinação por motivos obsessivos que ainda hoje estrutura a sua forma de compor. Conta também o contraste entre uma formação em engenharia de som vivida por defeito e a libertação que foi Berklee, antes de abordar o seu trabalho recente na série Enjoy e nas suas longas-metragens, e aquilo que realmente guia as suas escolhas: a emoção a sugerir e a relação com o realizador ou a realizadora.

Clémence Ducreux

A entrevista Tales

Acho que aconteceu bastante cedo. Comecei o piano aos seis anos, por isso mergulhei nisso rapidamente. Em casa, ouvia-se música na mesma, e houve também a chegada do leitor de CD portátil. Lembro-me de o ter tido por volta do final da escola primária, e trazia-o sempre nos ouvidos. Fosse para ir à escola ou em casa, gostava muito dessa proximidade dos auscultadores. Acho que as primeiras emoções ligadas à música surgiram mesmo nessa altura, relativamente cedo.

Não propriamente. O meu irmão está ligado à música, mas começou mais tarde, e sobretudo saiu de casa já bastante tarde, por isso, em pequena, não fui necessariamente imersa na música através dele. E além disso não ouvimos de todo o mesmo tipo de música. Os meus pais, esses, não têm nada a ver com música, estão antes ligados ao cinema. O meu outro irmão também não. Portanto não, não diria que cresci num ambiente musical.

Sim, acho que fui eu que fui à procura dela. Não sei bem onde exatamente, mas sim, foi isso que aconteceu.

Comecei o piano aos seis anos com aulas clássicas de que não gostava assim tanto. Tinha muita dificuldade com o solfejo e a aprendizagem tradicional. Rapidamente, comecei a tocar sobretudo de ouvido, a tentar reproduzir o que ouvia. Tornou-se um jogo. Tive algumas aulas e depois desisti bastante depressa.

Depois do liceu, fiz uma escola de engenharia de som, o ISTS. Ao mesmo tempo, já era muito geek no secundário. Queria fazer música de cinema, mas não andava no conservatório. Já estava muito mergulhada nos programas de música, nomeadamente o Logic, e gostava muito disso.

Depois de terminar a escola, fui para Boston estudar no Berklee College of Music. Para entrar, era preciso um instrumento de base, por isso voltei a levar o piano a sério durante vários anos, sempre de ouvido, sem partituras. Lá, fui realmente formada em música para imagem: cinema e videojogos. E à saída, comecei logo a trabalhar.

O meu percurso fez-se de forma bastante progressiva, em escada. Não houve um momento em que tudo explodiu de repente. Comecei com muitas curtas-metragens, documentários, depois uma primeira longa-metragem, uma série, e pouco a pouco as coisas foram-se encadeando.

Mas há, mesmo assim, um momento muito marcante: um telefonema recebido muito cedo de manhã, de um produtor, a dizer-me que dois realizadores queriam trabalhar comigo na sua primeira longa-metragem. No início, pensei que era uma partida, não estava bem acordada, nem sequer sabia quem era. E, de facto, era a sério. Aconteceu relativamente cedo no meu percurso, e vi-me envolvida num filme grande, com uma equipa grande.

Foi mesmo uma viragem. As pessoas começaram a confiar mais em mim, a levar-me mais a sério. E eu também pensei: «pronto, arrancou». Esse ano foi muito intenso: essa primeira longa-metragem, uma série em paralelo, muita coisa se decidiu em cerca de nove meses. Foi no ano passado, e claramente um ano charneira.

Descobri a música minimalista muito cedo, com o piano. Philip Glass, John Adams, foram referências importantes. Em paralelo, o meu irmão ouvia muito minimal electro house. Em casa, quando era pequena, ele fazia-me ouvir imensos vinis. Não gostava nada, mas lembro-me muito bem desse exercício em que ele me dizia: «ouve, aqui entra um instrumento, ali um segundo motivo, ali um terceiro».

Rapidamente, esses motivos repetitivos, um pouco obsessivos, marcaram-me. Eu própria sou bastante obsessiva, e esses motivos ficavam-me na cabeça durante dias. Adorava tentar reproduzi-los ao piano, e depois acrescentar coisas por cima.

Quando comecei a compor, já fazia isso sem perceber bem porquê: pegar num motivo, repeti-lo em loop, procurar harmonias de ouvido. E ainda hoje é exatamente assim que trabalho. Mesmo quando faço música mais eletrónica, parto sempre de um tema repetido, e depois sobreponho camadas, de piano ou de outros instrumentos. A música minimalista esteve sempre lá, e acho que continuará.

Completamente. É muito obsessivo. Muda-se uma única nota e tudo se transforma, quando nada mudou à volta. É uma música muito rica com poucos elementos, e é isso que eu gosto.

Sim, completamente. Quando trabalho em filmes, a lógica é totalmente diferente, mas também me acontece compor para álbuns de biblioteca musical. Fiz um recentemente, e pediam-me uma estrutura muito pop: verso, refrão, A, B, ponte… O que mais me interessa é a evolução ligeira, progressiva, de um ponto A a um ponto B, por vezes completamente diferente, sem passar necessariamente por refrões ou estruturas fixas.

Para ser totalmente transparente, fiz essa escola por defeito, não por escolha. Não estava nada dentro de uma metodologia tradicional. Em França, na altura, não havia realmente uma escola de música pura fora do conservatório.

Fui para lá a pensar que era o que mais se aproximava da música de cinema. Mas foram três anos bastante penosos. Deixei completamente de tocar piano. Via os meus colegas apaixonados pelas consolas, pelos botões, pela técnica, e eu quase não encontrava prazer nenhum nisso. Sempre que havia um projeto um pouco mais criativo, era eu que ocupava esse lugar, mas continuava a ser marginal.

Depois dessa escola, deixei a música durante dois anos…

Sim, uma verdadeira libertação. Pela primeira vez, senti-me legítima para pensar que talvez pudesse fazer música de cinema. Aprendi imenso lá. Éramos cerca de 50% de estudantes estrangeiros, o que criava uma riqueza incrível, musical e humana.

Havia também o método americano: em vez de apontarem os teus defeitos, perguntam-te quais são as tuas qualidades, e levam-nas ao máximo. No início, foi muito impressionante. Depois percebi que havia lugar para toda a gente, sobretudo em música para imagem, onde a criatividade não se mede como a performance.

Os primeiros meses foram intensos, depois entrei no comboio. E foi genial.

Sim, claro. Mantive essa relação muito saudável com a música: não julgar o trabalho dos outros, preferir o coletivo à competição. A competição pode estimular-me, mas prefiro trabalhar em equipa. Em música de cinema, se não tivermos uma relação equilibrada com a criação, não funciona. Já é uma profissão muito exigente emocionalmente.

Contactaram-me depois de um festival onde tinha feito um ciné-concerto. A produtora tinha-me visto em palco e achou que o meu universo se enquadrava na série. Inicialmente, devia ser uma competição entre vários compositores, mas acabei por ficar sozinha.

Trabalhei em seis episódios de cerca de quarenta minutos. O ritmo era muito intenso, ainda mais porque tinha uma longa-metragem em paralelo, com misturas previstas na mesma altura. Foi muito intenso, mas superexcitante. Consegui ir às filmagens, escolher os meus dias de presença, trabalhar de perto com os montadores. Tudo se foi encadeando de forma bastante natural.

Sim, é a primeira longa-metragem em que trabalhei. Os realizadores tinham descoberto a minha música através do site do coletivo Troisième Autrice. Uma peça que eu tinha feito para mim, sem imagem, tornou-se o tema do filme. O filme foi até montado sobre a música, o que é muito raro numa longa-metragem. Isso tornou o processo extremamente fluido. Para um primeiro filme, foi muito agradável, ainda mais porque fazia exatamente a música que gosto de fazer.

Sim, também aí houve uma ligação muito forte com peças já existentes. Cheguei a uma montagem quase definitiva, com imagens muito bonitas. Sobretudo, reformulei um tema que tinha composto vários anos antes. O processo foi muito rápido, muito fluido. Houve muito poucas versões, e o trabalho fez-se em cerca de três meses.

O que me atrai em primeiro lugar é a emoção que vou ter de sugerir através da música, e o estilo musical que o projeto me leva a explorar. O tema conta, mas a relação com o realizador ou a realizadora é essencial. Se a relação for complicada, isso impede-me de criar. Preciso de uma boa relação humana e de um projeto cuja emoção e música me digam algo.

Seria forçosamente um filme de textura. Filmes como American Beauty, com a música de Thomas Newman, ou Aftersun. Filmes onde, na aparência, se passa pouca coisa, mas onde, por dentro, se passa imenso, e onde a música traduz precisamente essa emoção.

Artigo anterior Artigo seguinte