Saltar para o conteúdo Passar para a navegação Passar para o rodapé

Pague com MB WAY30 dias satisfeito ou reembolsado

Baixista dos Astral Bakers: como Theodora Delilez foi parar a Bercy

Para este novo episódio de Tales, encontrámo-nos com Theodora Delilez. Baixista, cantora, compositora e produtora, atravessa os projetos com a mesma exigência: manter-se fiel àquilo que realmente ressoa. Das suas primeiras memórias musicais à criação de Astral Bakers, passando pela independência, pelos palcos, pela produção e pelo acompanhamento de outros artistas, Theodora conta-nos um percurso feito de construção lenta, escolhas assumidas e atenção ao essencial.

Uma conversa densa e sensível, onde se fala de sintetizadores dos anos 80, baixo, constelação humana, voz interior — e desta forma muito pessoal de viver a música sem procurar dominá-la.

A banda Astral Bakers


A entrevista Tales

Não de um momento preciso, mas de uma atmosfera. Em criança, os meus pais levavam-nos muitas vezes de carro para a montanha. Havia o cheiro do interior do carro, as curvas, as mantas que nos davam no banco de trás… E, acima de tudo, a música. Ouvíamos Leonard Cohen, Bryan Ferry, The Doors. Esta memória de estar deitada com música muito boa nos ouvidos é fundadora.

Não propriamente. Os meus pais são melómanos, sobretudo de rock dos anos 60, 70 e um pouco dos 80. Mas não havia nenhum modelo de músico profissional. O único era o meu irmão mais velho, que tocava guitarra no quarto dele. Foi ao vê-lo que tive vontade de experimentar, mas de outra forma. Escolhi o baixo. E isso deu-me a prova de que era possível aprender de maneira diferente, sem passar pelo conservatório.

Tive aulas de baixo com amigos do meu irmão. Depois, no 8.º ano, entrei para uma banda que estava no 9.º ano. O clique foi Pink Floyd. Quando lhes disse que gostava daquilo, interessaram-se por mim. Menti, dizendo que tocava baixo há um ano, quando só o fazia há três meses. Ensaiámos juntos, ensinaram-me nota a nota. E propuseram-me tocar na Fête de la Musique com eles. Essa banda de hard rock durou oito anos.

Foi acontecendo progressivamente. Aquilo de que gostava mesmo não eram os grandes riffs, mas as camadas de sintetizadores, as texturas. Tocava-me a mistura entre guitarras e sintetizadores. E, na rádio, ouvia temas mais emocionais, baladas dos anos 80, como Everybody’s Got to Learn Sometimes. Esse lado cheesy, sentimental, dizia-me muito. Foi isso que alimentou o meu gosto, aquilo que acabei por desenvolver mais tarde no meu próprio som.

Sim, imensos. Como escreveu Siri Hustvedt em Souvenirs de l’avenir, há canções que te mergulham de novo no momento em que tinhas toda a vida pela frente. Para mim, é Lady in Red de Chris de Burgh, I’m on Fire de Springsteen, ou ainda Dire Straits. Quando ouço isso, lembro-me de como era ter 15 anos, dessa vontade de me libertar, de viver algo maior.

Houve essa primeira banda de adolescentes chamada Metal Finger, depois The Spine. Mais tarde, por volta dos 19-20 anos, conheci duas raparigas com quem formámos Théodore, Paul et Gabriel, uma banda de folk-rock que durou 5-6 anos. Foi com este projeto que comecei a profissionalizar-me: um álbum, uma digressão, imprensa.

Mas, nessa altura, ainda não me permitia sair do baixo. Estava um pouco inibida. Foi durante essa digressão que comecei a explorar sozinha, a ouvir coisas que me diziam mais a nível pessoal.

Sim. Disse para comigo que, se queria ser independente, tinha de aprender a desenrascar-me sozinha. Investi num microfone, num teclado, num software. Emprestaram-me um Yamaha PSR-36, comecei a sonhar com os sons. E fui encontrando, pouco a pouco, o meu próprio universo. Lancei um primeiro EP, depois Obsession em 2017. A seguir, um álbum, e recentemente outro EP.

Sim. Toquei com Sage, Fishbach, Juniore, Laura Cahen, Ricky Hollywood, Barbagallo… E, há três anos, faço parte de uma banda que me é particularmente querida: Astral Bakers, com Sage, Zoé Hochberg e Nicolas Lockhart. Quisemos criar algo muito humano, sem computador, sem artifícios. Apenas música tocada em conjunto, numa energia de confiança, sem pressão. Lançámos um álbum depois de dois anos a trabalhar discretamente. E até fizemos uma digressão, tocámos nos Zéniths com Clara Luciani, incluindo Bercy. Foi impressionante.

Sim, duas. A primeira foi com Barbagallo em 2017, na América do Sul. Tocámos num pequeno festival em Belém, no norte do Brasil. Estava com jet lag, completamente atordoada, e, ainda assim, era preciso avançar. A receção do público foi louca. Estava húmido, intenso, inesperado. Pensei: «Como é que vim aqui parar?»

E depois, mais recentemente, com Astral Bakers, fizemos Bercy. Tocar diante de uma maré humana, como primeira parte, é um desafio. Tens 30 minutos para conquistar o público. E conseguimo-lo.

Fazem parte do caminho. Em 2019-2020, tive um verdadeiro período de questionamento, e nem sequer foi por causa da COVID. O confinamento permitiu-me, pelo contrário, voltar a centrar-me em mim enquanto ser humano. Não apenas enquanto artista. Por vezes, esquecemo-nos de nós próprios na ideia de produzir, de sermos visíveis. Nessa altura, compreendi que a vida não era apenas dar concertos ou escrever boas canções.

Lido com isso, mas não nasci com isso. Os mais novos têm uma espécie de reflexo natural para isso, que eu não tenho.. Por isso, tomo distância. Por vezes é frustrante: fazes uma boa canção, um bom videoclipe, e, às vezes, não acontece nada. Mas tento dizer a mim própria que já é uma imensa sorte poder dedicar os meus dias a estes projetos.

É saber o que podes trazer a um·a artista que acompanhas. Estar ao serviço de um projeto que não é o teu, sem te apagares, mas encontrando o teu lugar certo. Observar, compreender, acompanhar. E eu gosto disso. Não preciso necessariamente de estar sempre no centro.

Foi claramente um acaso. Percebi que tinha facilidade, embora fosse um pouco preguiçosa no início. Tenho mãos grandes, bom ouvido… Poderia ter sido outro instrumento, mas calhou ser o baixo.

Não acredito de todo na predestinação. Aquilo que se tornou central na minha vida é o que, ao início, devia continuar a ser algo secundário. E foi através de pequenos acontecimentos, de empurrõezinhos do destino, de encontros… que se tornou a coisa principal. Mas não era um «meant to be».

Sim. Vejo mais mulheres, pessoas queer ou racializadas a tomarem a palavra, a imporem a sua voz. Artistas como Yoa ou Iliona abordam temas que antes não víamos. Houve uma verdadeira mudança de paradigma. Mas, ao mesmo tempo, as desigualdades estão a aprofundar-se. Os artistas independentes têm cada vez mais dificuldade em existir, em cumprir as suas horas. O algoritmo é incontornável.. há vozes magníficas que ainda não são ouvidas.

Para mim, liderar um projeto pessoal hoje passa, antes de mais, por tentar trazer uma voz pessoal para um mundo que se tornou bastante impessoal. Acredito verdadeiramente que ainda há espaço para a originalidade. O que me interessa é cultivar ao máximo a nossa voz interior, tentar contar aquilo que temos para dizer sobre a nossa pequena vida e conseguir ligá-lo ao maior número de pessoas... sem necessariamente nos tornarmos mainstream. Há um equilíbrio subtil a encontrar.

Aquilo em que acredito verdadeiramente é na constelação. Um círculo de aliad·es. Uma rede de independentes, de pessoas próximas, de músicos, de técnic·es, de pessoas que se ajudam mutuamente — tanto nas suas fragilidades como nos seus pontos fortes. Que se alimentam umas às outras, sem trabalharem apenas para si próprias. Sei que isto vai contra a imagem do artista a solo que quer encarnar tudo, carregar tudo às costas... penso que essa figura faz cada vez menos sentido hoje.

Com Cat Stevens.

Uma ilha grega. Talvez Spetses. Tenho raízes lá, e é onde me sinto melhor.

Artigo anterior Artigo seguinte